Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decreto nº 10.688/2021, traz novidades para a implementação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

    Publicado por Jonas Daniel Ercego
    há 3 anos

    O Decreto nº 10.688, de 26 de abril de 2021, traz como novidades a implementação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, alterando a definição de agricultor familiar.

    Sabe-se que o principal objetivo do CAF é substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) o para o acesso às políticas públicas destinadas à Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os empreendimentos familiares rurais e as formas associativas de organização da agricultura familiar.

    Com a edição do Decreto nº 10.688/2021, houve algumas alterações, como:

    *a inclusão no art. 1º do termo “formas associativas de organização da agricultura familiar” no rol das políticas públicas voltadas à agricultura familiar;

    *as cooperativas e associações da agricultura familiar passam a ser agrupadas como formas associativas de organização da agricultura familiar;

    *alteração no conceito/enquadramento como agricultura familiar ao modificar o termo “uso de metade da força de trabalho” por “uso predominante de mão de obra familiar”;

    *disposição sobre a substituição da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF.

    O objetivo das alterações trazidas pelo Decreto nº 10.688/2021, é facilitar o enquadramento das diversas formas de organização e associação presentes no contexto da agricultura familiar.

    Assim, busca-se facilitar o acesso dos produtores rurais familiares organizados como pessoas jurídicas aos programas de políticas agrícolas destinadas à agricultura familiar, retirando entraves burocráticos e controvérsias administrativas.


    Fonte: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreton10.688-de-26-de-abril-de-2021-316016356


    • Publicações3
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-n-10688-2021-traz-novidades-para-a-implementacao-do-cadastro-nacional-da-agricultura-familiar/1201375148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)